quarta-feira, 4 de julho de 2012
2 comentários

Sonja, a guerreira

07:36
Cerca de doze mil anos atrás, nos mesmos dias em que Conan da Ciméria caminhava sobre a Terra, surgiu Sonja, a guerreira hirkaniana de cabelos cor de fogo. Forçada a abandonar sua nação por ter assassinado um rei, ela fugiu para o leste... onde tornou sua espada uma lenda e imortalizou seu nome em todos os reinos hiborianos.

Resolvi pegar esta pequena descrição da história de Sonja, presente em uma de suas HQs, pra começar o post de hoje, que é justamente sobre a "heroína" (talvez esteja escolhendo mal esta palavra, concluam depois de lerem suas histórias).

Sonja foi criada por por Robert E. Howard, criador também de Conan (sendo que a mesma apareceu pela primeira vez em 1973 numa HQ do heroi), e como o outro heroi, tem uma história talvez um pouco "pesada" para crianças. Vivendo na Era Hiboriana e criada em Hirkânia, Sonja tem uma vida relativamente normal para o povo daquela época, quando num belo dia, traído pelos antigos companheiros, seu pai é morto, sua família assassinada, sua casa queimada, e pra completar, teve o corpo violado pelos soldados (o que lembra um pouco os Godos que deixavam um rastro de terror e destruição por onde passavam, e que queimavam mulheres e estupravam casas).

Os soldados partem, acreditando que não deixaram sobreviventes, mas Sonja era mais forte do que poderiam ter imaginado. Ao recuperar um pouco da consciência, recebe a visita de uma entidade divina que lhe oferece força e coragem, maiores do que ela poderia imaginar, para buscar vingança contra os homens, mas em troca ela deveria concordar em não ceder seu corpo a ninguém, somente para alguém que a derrotasse em batalha.

Uma das coisas que mais chama atenção na personagem, além de seu cabelo vermelho, sem dúvida é seu corpo. Um corpo como o dela, cheio de formas e músculos, acrescidos de uma mente analítica e fria, essa mulher consegue ser uma verdadeira máquina (bem, a intenção não era fazer nenhum trocadilho, mas pra todo caso, pra ficar bem claro, uma máquina de guerra e sexual).

Photo by Luigi Novi
Num mundo cercado de perigos, tesouros e muita, mas muita aventura, Sonja consegue fazer seu nome ecoar pelos cantos do mundo, e sua presença nunca passa despercebida. Reis e outros poderosos a buscam como uma caçadora de recompensas, fazendo com que ela vá atrás de inimigos deles e recuperar tesouros, na maioria das vezes, e é assim que vive boa parte de sua vida, sendo uma lenda viva entre os mortais.

Como foi criada pelo mesmo criador de Conan, não é de se esperar nada menos do que muito sangue e violência de suas histórias. Realmente, é uma coisa que passa longe de não ser percebida, mas uma grande diferença ela apresenta, em relação às histórias do Conan: ela não só sabe conversar, como também seduzir, e essa sua "habilidade", muitas vezes, ela emprega em seus planos.

E uma coisa que vale dizer é que existe um filme sobre ela. Por algum motivo o pessoal de antigamente era mais "animado" para produzir esse tipo de filme, baseado em HQs (tome como exemplo os filmes do Nick Fury, Liga da Justiça, The Flash, ou ainda os seriados antigos, inclusive um do próprio Conan), e Sonja não ficou de fora.

Sonja e Kalidor num momento que eu chamaria de romântico.
Em 1985 é lançado um filme protagonizado por Brigitte Nielsen no papel de Sonja, e por outro guerreiro, Kalidor, interpretado por Arnold Schwarzenegger, curiosamente uma espécie de "clone" do Conan (digo curiosamente porque nas HQs Conan e Sonja se encontram, e no cinema, Arnold também interpretou Conan).

O filme chamado Red Sonja (Guerreiros de Foto ou ainda Kalidor, a Lenda do Talismã) foca em uma das aventuras da personagem, e dois pontos que valem ser notados: no filme mostra como ela se tornou o que é, e para os que não conhecem sua história ou não leu nas HQs, esta é uma boa oportunidade; e na relação entre ela e Kalidor (não se esqueçam da promessa que ela fez à divindade).

Como todo bom fã, uma das melhores partes é quando começam a surgir os colecionáveis, e apesar de não ser a maior "queridinha" da Marvel, existem muitos produtos dela, incluindo HQs com outros personagens da Marvel (como por exemplo sua presença em histórias do Homem Aranha e do Hulk), cards, pôsteres, e uma das partes que eu mais gosto: as miniaturas:





E pras utópicas possíveis garotas que lerem este tópico, #fikdik para alguma fantasia/cosplay, e se algum dia fizerem isso, mandem as fotos pra gente!









Os nerdzão que vivem no fap fap rapazes que vão nesses
eventos piram com a ousadia!






ATUALIAZAÇÃO

Confira abaixo um mapa da Era Hiboriana.


// Face comments
 
Alternar Rodapé
Topo