quinta-feira, 2 de maio de 2013
0 comentários

Motivos pra se gostar de Star Wars


Bem vindos, jovens Padawans, ao "novo" Café da Manhã Jedi, com layout mais interativo e dinâmico, com a "re-estreia" do canal no Youtube( http://www.youtube.com/user/cafedamanhajedi ), com um domínio .com (aeeee, sem mais http://cafedamanhajedi.blogspot.com! ele ainda funciona, mas convenhamos,  http://www.cmjedi.com é bem mais prático né!), e mais uma série de novidades (aguardem e confiram as notícias pelo Twitter e pela página no Facebook)!

Mas voltemos agora ao post. Como já dá pra perceber pelo título e pelo blog em geral, Star Wars é quase motivo de adoração, e ai de quem disser o contrário! Só que, ainda assim, de tempos em tempos, eu encontro pessoas que dizem que não gostam, que acham infantil ou com muita "viagem", ou simplesmente não assistiram. Fato curioso: misteriosamente, a maioria das pessoas que dizem que não gostam de Star Wars, são as mesmas pessoas que NUNCA ASSISTIRAM! (fuck logic!).
Para a nova geração Uma Nova Esperança há (se é que me entendem) com o sétimo filme da série, previsto para 2015. Quem sabe assim novos padawans sejam descobertos, e velhos mestres trazidos de volta?

Só que agora, para todo os que tiveram milhares de oportunidades pra assistir e não assistiram, eis os motivos pra assistirem, e pros que não gostaram, alguns motivos pra gostarem agora.

1 - Social - preconceito é coisa do nosso tempo e da nossa galáxia. Hora de deixar ele pra trás!


Muito simples entender esse ponto. Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante.... Star Wars consegue criar um mundo onde, apesar de anterior e mais distante que o nosso, vários pontos são mais avançados, sociais e tecnológicos. Você vai pro serviço usando um "carro" voador, uma motocicleta (que também flutua) que chega a velocidades incríveis, ou ainda uma nave de pequeno porte pra levá-lo a uma reunião numa lua de um planeta próximo. Como se não bastasse isso, a reunião não seria com um humano, poderia ser com uma outra criatura desse vasto universo, e nesse lugar, não existe preconceito. Todos são realmente iguais (figuras ilustres de várias raças como Mestres e Cavaleiros Jedi, ou ainda ocupando cargos importantes no Senado).
Um filme que mostra que, apesar das diferenças físicas e culturais, TODOS devem ser tratados da mesma maneira, com certeza é um filme que eu queria meu filho vendo, você não?


2 - Motivação - nunca desista de seus sonhos!

Acompanhar a infância, adolescência e fase adulta do nosso querido Anakin Skywalker é no mínimo emocionante. Um garoto de 8 anos já motivado, desde cedo, a ajudar a mãe a se livrar da posse de um vendedor, que os tem, mãe e filho, como escravos, apesar de falar isso quando questionado por Padmé:
"Você é um escravo?”
” Eu sou uma pessoa e meu nome é Anakin!
 Sempre esforçado, o pequeno Ani consegue o que tanto queria, à base de muito esforço. Construiu um pod para poder usar na corrida, e com ele, conseguiu sua liberdade; posteriormente voltou ao seu planeta natal, Tatooine, sem nunca tirar a mãe da cabeça, mas a encontra quase morta, e então percebe que falhou no seu objetivo de ajudar sua mãe. Toma então a decisão de nunca deixar quem ama morrer novamente.
Bem, o caso é que Anakin Skywalker é um exemplo de determinação, falando sempre pra seguirmos nossos sonhos, por mais difícil que seja o caminho, mas nunca desistir!
Nota: quando Star Wars ainda estava no papel, vários disseram não pro pobre George Lucas, riram de seu roteiro, disseram que nunca daria certo. Bem... pelo visto ele conseguiu se esforçar ainda mais e hoje nem precisamos dizer até onde vai seu império né?


3 - Amizade - valorize sempre uma boa amizade!

Se o que existe entre Han Solo e Chewbacca não for uma verdadeira amizade, eu desconheço o que é!
Tudo isso começou quando Han impediu que um soldado maltratasse um wookie que não havia feito nada de errado. Como gratidão, o wookie jurou lealdade ao caçador de recompensas mais querido das galáxias.
São incontáveis as aventuras que os dois tiveram juntos e quantas vezes um salvou a vida do outro. Apesar de serem espécies diferentes, mais uma vez a política anti-preconceito e aceitação, mostrando que boas amizades são fundamentais na vida de qualquer um.




4 - Ah... o amor...!

Há quem diga que não, que é um filme apenas de ficção, ou coisa de "criança", ainda mais as pessoas dessa Ataque dos Clones. Mas uma coisa que eu tenho que confessar: essa nova trilogia deveria entrar na categoria ROMANCE também, sendo até um dos poucos filmes que me fazem chorar (Moulin Rouge, Náufrago (quando o Wilson cai na água e, sorrindo se vai), e A Vingança dos Sith).
última década, que muito provavelmente não assistiram nem a trilogia clássica, e menos ainda a nova; no máximo algumas poucas cenas do
Desde quando os dois se conheceram em Tatooine, o jovem Ani já desenvolvera um certo afeto por Padmé, e mesmo tendo passado vários anos separados, esse sentimento permanece e se fortalece em O Ataque dos Clones, quando se reencontram em Coruscant.
“O medo leva à raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento. Eu sinto muito medo em você”. (Yoda)
Yoda estava certo ao dizer que sentia medo no jovem Ani. O pensamento em sua mãe fez com que Ani perdesse a razão e passasse a sentir coisas más, que o levaram ao sofrimento, a ponto de proferir que nunca mais ia deixar alguém que ele amasse morrer, e essa atitude dele é a prova de maior amor que já vi em um filme (apesar dos meios não serem muito ortodoxos).
O maior vilão de todos os tempos se tornou vilão, na verdade, por... excesso de amor :'(
Atormentado por sonhos onde Padmé está sofrendo, Anakin resolve procurar um meio de que isso não aconteça com ela, como aconteceu com sua mãe, mas nessa busca, a única "solução" encontrada é no Lado Negro...
Enganado, Anakin vai por esse caminho e comete atrocidades indescritíveis, tudo por amor, e no fim, quando Padmé descobri no que ele se tornou, simplesmente "decide" parar de viver, perdeu o gosto pela vida. No fim, como Darth Sidious diz, a raiva de Anakin (agora renascido como Darth Vader), ele a matou:


Essa é mais uma parte onde eu choro.



Num final de semana qualquer, uma maratona da nova trilogia de Star Wars é uma das melhores coisas a se fazer, e no mínimo, um banho de emoções, ação, aventura.... e antes que eu me esqueça, tudo isso com a mítica trilha sonora de John Williams!!





"If evil can love, than what is evil?" (Natalie Portman)

// Face comments
 
Alternar Rodapé
Topo