sábado, 7 de abril de 2012
0 comentários

A Máquina do Tempo (2002)

19:11





The Time Machine (A Máquina do Tempo), de 2002, é um remake do filme de 1960.
Me lembro que ele já passou na TV aberta há algum tempo, mas eu estava sem tempo e não pude assistir, mas depois de alguns anos reservei um tempinho só pra ele, e sem dúvida foi um tempo bem aproveitado.
Por algum motivo que desconheço, eu acho os filmes entre 1998 e 2008 meio fracos em relação aos anteriores e posteriores desse período (com exceção de alguns poucos, como os de Star Wars), mas esse filme, do início da década passada (pois é... iniciamos já a segunda década dos anos 2000), foi um que realmente vale a pena ser assistido. Ainda não tive a oportunidade de assitir o antigo, mas se até o remake foi bom, o clássico não deve ficar pra tras.


História
O filme tem um tema que eu achei bem interessante, com a seguinte pergunta: o que você faria para impedir que alguém que você ama morra?
O jovem professor Alexander e sua namorada Emma vão dar um passeio no parque, e nesse passeio ele a pede em casamento, mas o inesperado acontece. Um ladrão aparece e exige os pertences dos dois. Tudo estaria bem, mas eles entram em discussão quando o ladrão exige o anel de noivado, e no final acaba resultando na morte de sua noiva (por pouco tempo, mas ainda assim noiva).
Desde então ele se afasta do mundo com um único projeto em mente: voltar no tempo e impedir que aquilo aconteça.
Após anos trabalhando, finalmente ele chega a um projeto concluído do que funcionaria como um máquina do tempo, e lá vai ele para testar.

Pra quem segue The Big Bang Theory, essa imagem já é conhecida. É a máquina do tempo do pobre Alexander

Mas como já era de se imaginar, um dos problemas de uma viagem no tempo seriam os paradoxos, mas ignorando isso, ele volta no dia da fatalidade. Tudo ia bem, ele encontra sua namorada, e mais que depressa sai com ela do parque e vão caminhar nas ruas de Nova York.

Antes de se despedirem, ele a deixa num lugar para comprar flores, mas novamente uma fatalidade. Dessa vez, uma carruagem em alta velocidade tomba em cima dela, e novamente ele a encontra ali, toda caída no chão, completamente morta.

Finalmente ele percebeu que não é possível alterar o passado, dizendo mais tarde até que ele poderia voltar 1000 vezes e ver sua namorada morrer de 1000 maneiras diferentes, e determinado a encontrar algum tipo de "verdade universal", ele começa sua jornada, rumo ao futuro.
Sua primeira para é em 2030, onde os humanos já construiram moradas na lua, e estão prestes a explodir uma bomba de 20, sim, 20 megatons para liberar mais espaço (sim, é uma coisa meio sem noção, mas quando o autor escreveu isso com certeza era um visionário).



Mais tarde, em 2037, ele percebe que o planeta está em completo caos, quando lhe contam o motivo: os 20 megatóns que explodiram na lua fez ela perder sua órbita, e estava agora em rota de colisão com a Terra.



Depois disso é que realmente sua aventura começa, indo mais de 800 mil anos no futuro, e descobre que duas formas de vida distintas vivem no planeta: Os eloi, humanos normais, que vivem em cima, e os morlock, humanos também, mas que devido à vários anos de mutação se transformaram em monstros. E é justamente nesse mundo que ele encontra a resposta de suas perguntas.

No final, pra não estragar a surpresa, esse é um ótimo filme, do tipo que vale ser revisto. De 2 a 7,9, esse é um dos filmes que merecem nota total. 7,9 para The Time Machine.




// Face comments
 
Alternar Rodapé
Topo