terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
0 comentários

Capitão América: Auge, declínio e retorno

03:33

Quando pensamos ou ouvimos falar em quadrinhos logo nos vem à cabeça um dos personagens mais famosos deste universo, o Capitão América, alter ego de Steve Rogers, mas pouca gente sabe como surgiu o personagem.
Criado em 1940 por Jack Kirby e Joe Simon, foi um dos inúmeros personagens patrióticos criados nesse período da 2ª Guerra Mundial para defender seus soldados e sua nação das maldades do eixo, suas primeiras histórias giravam quase sempre em torno disso ao lado de seu fiel amigo Bucky exaltando as vitórias americanas e mostrando nazistas e japoneses caricatos levando socos e pontapés, fato que surtia efeito nos leitores e que fez do Capitão sucesso imediato e absoluto.
Personagem da antiga editora Timely Comics, hoje Marvel Comics, seu auge e sucesso se deu logo em sua primeira aparição na revista Captain America Comics nº 1 com capa bem sugestiva e chamativa pra época, com o Capitão dando um soco em Hitler, ação repetida em outras capas, e seu uniforme e escudo bastante parecidos com o bandeira dos Estados Unidos.

Revista Capitain America Comics nº 1

Revista Capitain America Comics nº 3

Revista Capitain America Comics nº 2


No Brasil, o Capitão América foi publicado pela extinta editora Cruzeiro, de propriedade de Assis Chateaubriand, mesmo proprietário da também extinta TV Tupi, na revista O Guri, (revista esta que falaremos em outro post) e assim como na terra do tio Sam, aqui fez igual sucesso.

O Capitão América na revista brasileira O Guri nº 182
Mas esse sucesso não tardaria a acabar, finda a guerra em 1945, a mesmice das histórias perdurou até os anos 50, quando os leitores começaram a se interessar por novidades e gêneros diferentes de histórias, como o faroeste, policial e ficção, o que culminou com o cancelamento da revista do Capitão em 1954, e seu esquecimento por uma década. 

Sua volta às bancas foi só em 1964, quando inventaram a desculpa pouco convincente de que o Capitão havia sido congelado e permanecido em estado de hibernação por todo esse tempo. Na história de seu retorno, o famigerado Caveira Vermelha tenta um último golpe para restabelecer sua ideologia nazista, mas como sempre sem sucesso, o que faz do Caveira partir para outras ideias e mudar o rumo das histórias do Capitão, dando lugar para novos enredos e novo sucesso que dura até os dias atuais.

Revista "Capitão Z" lançada pela editora Ebal com a história
 do retorno do Capitão América.

// Face comments
 
Alternar Rodapé
Topo