segunda-feira, 28 de maio de 2012
One comentários

Gantz Live Action

05:17
gantz
 
Atarashii asa ga kita
kibou no asa ga
yorokobi ni mune wo hiroge
aosora aoge
Rajio no koe ni
sugoyaka na mune wo
kono kaoru kaze ni kirakeyo
sore: ichi, ni , san!

Gantz Live Action não é novidade pra ninguém que algumas instituições federais de ensino superior estão de greve, e (in)felizmente a minha é uma dessas. Um dos pontos positivos disso é que além de colocar os documentos e estudos em dia (passar a madrugada de sábado estudando GA… maravilhoso!, sério, maravilhoso mesmo_), posso fazer uma das coisas que mais me agrada: assistir filmes.

Hoje fui assistir um que há algum tempo estava tentando colocar na minha agenda: Gantz. Pra quem não conhece aviso que antes de assistir esse filme é melhor ler os mangás, ou pelo menos ver o anime (pegue os mangás, a história vai além).

Sem dúvida foi um dos filmes que mais me surpreendeu, e ainda mais por ter sido uma adaptação. O filme é de 2011, e no mesmo ano já ganhou continuação.

Nesse tipo de filme, um dos maiores medos que ficam é na escolha dos atores, figurino e fidelidade à história. Então, uma coisa que deveria ser seguida pelo mundo inteiro é: se um filme é baseado em algum mangá, deixe por conta dos JAPONESES as possíveis adaptações!. Não quero correr o risco de passar perto, de novo, de aberrações como o filme do Dragon Ball, Street Fighter, The King of Fighters….

Pra quem não conhece ainda (seu jegue, busque conhecimento!), a história envolve três adolescentes, dois deles já amigos de infância, Kurono Kei e Masaru Katou, e Kishimoto Kei (apesar do mesmo nome, eles não são parentes).
Tentando salvar a vida de um morador de rua que cai na linha do trem, Kurono e Katou acabam morrendo, mas quando notam, percebem que estão num apartamento ainda em Tóquio, o que os faz pensar que estão vivos ainda, mas como, se foram atropelados por um trem?
Na mesma sala encontram outras pessoas que também morreram, mas o que mais chama atenção é uma bola preta, que mais tarde descobririam o nome: Gantz.

Esta estranha bola que ninguém sabe de onde veio ou qual seu objetivo só os envia para missões, onde eles são obrigados a exterminar quem ela manda, somando assim pontos. Quando atingirem os 100 pontos, poderão escolher entre voltar à vida e esquecer tudo o que aconteceu com eles, ou ressuscitar alguém. Forçados então a continuar esse jogo "doentio" de Gantz, os três vão conhecendo a cada nova missão mais pessoas, e perdendo colegas que por (des)ventura morrem.
Mas com tantos jogos que Gantz faz, será mesmo que no final eles conseguirão sair vivos e livres? Será que alguém já SAIU?

Gantz Live Action
Felizmente para esse longa eles escolheram bem os atores, embora alguns detalhes não tenham sido correspondidos, como por exemplo, eu esperava que o Katou fosse um pouco mais alto, e que os seios da Kishimoto, aquela valadia fossem maiores.

De fato, a úinca coisa que senti falta no filme, em questão de atores, foi o cão, embora muito provavelmente ficaria muito triste quando visse ele morrendo… de novo.O cão
Superada a tristeza de não ver o cão, voltemos.

O anime foi cancelado por estar realmente muito próximo do mangá, e o filme, apesar do pouco tempo para resumir os 26 episódios, conseguiu desempenhar um bom trabalho. Uma coisa que faltou, mas pra quem já conhece a história não faz muita falta, é mais tempo para contar a história dos personagens, tanto na vida quanto na morte (em alguns casos, até nas duas mortes). Alguns exemplos disso: não se importaram em dizer que Kishimoto morreu mas seu corpo antigo foi salvo, e agora existem duas delas, o que faz a personagem ficar completamente abalada. 

E também os sentimentos de Kishimoto por Katou e os do Kei por Kishimoto. Mas superada essa questão sentimental, vamos pra parte que talvez seja uma das mais bacanas na história: o derramamento de sangue.

Também nessa parte algumas coisas foram modificadas, como por exemplo a morte do Nishi, um dos personagens mais enigmáticos da trama, já que era o único sobrevivente que eles conheciam, mas infelizmente uma pessoa de poucas Gantz.2011.ENG.HDRip_20120527-22491129palavras.
Sua morte deveria ter sido marcada com aquele “discurso” que ele faz, falando um pouco sobre a própria humanidade. Sua morte e (não vou dizer que isso é spoiler, porque como os fãs devem saber já, Katou e Kishimoto morrem) e a de Kishimoto poderiam ter sido mais detalhadas.
Gantz 21_20120527-23072331
Mas bem, não fiquemos apenas nos pontos “negativos”, vamos agora pra outa face da moeda.
O filme mostra todos (ou melhor, quase todos) os inimigos que no anime eles enfrentam.
O primeiro deles é o adorador de cebolas, fedorento, meio noiado, e verde, Negi Seijin! Como devem se lembrar, ele era só uma criança, mas isso para Gantz não representa nenhum problema, e manda sua nova tropa executa-lo.

seiji
E o pai do guri também:
seijipai

A fidelidade na semelhança dos inimigos foi impressionante, assim como nas roupas e nas armas, que pode ser claramente comprovado ao se observar as imagens (só queria ter a chance de assistir enquanto a Kishimoto trocava de roupa e colocava a sua nova coladinha  |-)  )
Uma outra coisa que gostei no filme foi da morte do Katou e do Kurono. No anime ficou terrível, já que eles caem na linha do trem, porque simplesmente não pulam pra fora já que nem era tão alto assim? E ainda, porque tiveram que correr aqueles vários metros? No filme isso foi mais real, como seria se tivesse acontecido na vida real.
O único inimigo que faltou foi o mais perigoso, traiçoeiro e letal de todos: o próprio ser humano, Kajimura Ryuji e Muroto Hajime.
Bem, não vou falar muito mais, porque aí sim seria spoiler, e como mensagem final deixo apenas (apenas???????) essa cena do filme, já que, no final, tiramos nossos aprendizados pra vida de filmes:

Gantz.2011.ENG.HDRip_20120527-17052849Gantz.2011.ENG.HDRip_20120527-17053209Gantz.2011.ENG.HDRip_20120527-17053637Gantz.2011.ENG.HDRip_20120527-17053864Gantz.2011.ENG.HDRip_20120527-17054207Gantz.2011.ENG.HDRip_20120527-17054942Gantz.2011.ENG.HDRip_20120527-17055252Gantz.2011.ENG.HDRip_20120527-17055643Gantz.2011.ENG.HDRip_20120527-17055982

Como todo post sobre filmes eu faço, algumas imagens pra animar ainda mais a assistir esse filme que, numa pontuação de 1 a 7.9, eu dou generosos 6.8.



Exibir álbum











ichi - ni - san!
// Face comments
 
Alternar Rodapé
Topo