segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
10 comentários

Heróis que não mudariam nossas vidas

08:30





Todos nós temos um super herói (ou conjunto de) que é o nosso preferido, que algum dia desejamos que realmente existisse, e até mesmo que nós fossemos eles, mas tudo na vida tem um limite. Digo isso porque existem muitos heróis simplesmente... não funcionariam na nossa realidade.

Supondo algumas coisas básicas, como por exemplo, que realmente fosse possível que seres humanos quebrassem as leis da física, ou pelo menos as ignorasse completamente, vamos começar com o que me deu ideia do post: Homem Aranha.

Durante a minha infância eu até gostava de assistir o desenho dele, e quando lançaram o primeiro filme, fui alucinado pra assistir, mas com o passar do tempo algumas coisas vão ficando mais claras, como por exemplo:  é óbvio que o Homem Aranha não poderia existir na minha cidade... aqui o mais parecido com prédio que tem são algumas casas de dois andares!

Esse tipo de pensamento fez com que eu me desiludisse completamente várias vezes. Todos os lugares que visitei, até algumas cidades grandes, não tem "moral" pra aguentar um herói como ele. Por mais prédios que haja, seria um tanto quanto complicado para ele lançar a teia de um para o outro, e supondo que conseguisse, usando algumas noções básicas de trigonometria, é possível perceber que se ele lançasse uma teia grande o bastante pra ele ir de um prédio ao outro, em muitos lugares ele simplesmente se arrastaria pelo chão ou sairia esbarrando nos fios (lê-se gatos) de postes. 

Com estes impasses, teríamos no final um "herói suicida" que daria mais gastos ao Estado com todo o tratamento necessário após suas quedas, curto circuitos provocados, incêndios entre outras coisas, do que salvaria vidas, propriamente dito.

Outros que também marcaram minha infância, mas hoje em dia são uma coisa completamente NON SENSE são os Supergêmeos

Hoje eu percebo o seguinte: qual a eficiência de dois heróis que só funcionam quando juntos, e ainda assim com a limitação de apenas se transformarem um em animais, e outro em formas de água (seja líquido, sólido ou gasoso)?

Como estou julgando a utilidade real deles, colocarei um problema real: como estava há pouco tempo chovendo, lembremos das inundações que algumas cidades tiveram no fim de janeiro. Qualquer uma das cidades mais afetadas passando pro problemas, e os Supergêmeos são convocados para ajudar os civis. Pensemos... "Supergêmeos, ATIVAR!" "Forma de.... uma placa de gelo ¬¬' " "Forma de uma águia gigante!". A placa de gelo simplesmente ajudaria para aumentar o volume da água, enquanto a águia não poderia fazer muita coisa estando nas alturas, e dar voos rasantes na intenção de resgatar pessoas seria pouco efetivo, novamente pelo problema dos fios elétricos e pela possibilidade de acabar ferindo alguém.

Ainda dos Super Amigos (ou da Liga da Justiça da América), temos o Aquaman. Uma coisa que vale destacar nesse, é que na época dos Super Amigos, não entendo o que acontecia nos desenhos mas ele aparentava ter uma participação significativa, coisa que mudou completamente na LJA.

Entre seu povo, é indiscutível o fato dele exercer uma influência ativa, governando os atlantes de maneira justa e muitas vezes salvando seu povo dos perigos, que muitas vezes vem da terra acima deles... mas quando ele é levado pra fora, é realmente como um "peixe fora d'água".

O motivo? Um tanto quanto óbvio, não? Ele controla criaturas marinhas... mas que criatura marinha vive fora do mar???? Acho que o máximo que ele seria capaz é invocar as Tartarugas Ninja, tomando cuidado pra não ficar queimado com o Mestre Splinter e perder esse forte aliado.

Esse post foi pra discutir alguns heróis completamente inúteis no mundo que vivemos, mas ao mesmo tempo abre a oportunidade de falarmos, mais tarde, sobre super poderes ainda mais inúteis, como a incrível habilidade de ser capaz de acender lâmpadas sob a luz do sol sem a necessidade de haver corrente elétrica... mas isso já é história pra outro post, e quem sabe até mesmo para nosso segundo Podcast?




// Face comments
 
Alternar Rodapé
Topo